Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante As lentes de contato dental são finas próteses fabricadas de porcelana sob medida para cada paciente, indicadas especialmente para corrigir imperfeições nos dentes e trazer uma infinidade de benefícios para o usuário. A lente de contato dental é resistente às manchas, totalmente segura e consegue alcançar tons de branco difíceis de serem alcançados somente com um clareamento dental.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Vale lembrar que a lente de contato dental é mais um dos vários segredos do sorriso impecável dos famosos, mas é importante frisar também que a técnica pode oferecer outros benefícios que vão além da questão estética, pois consegue interagir com o emocional, melhorar a qualidade de vida e alavancar a autoestima do paciente.
Por esse motivo o artigo de hoje vai falar sobre os benefícios da lente de contato dental, abordando vários detalhes, as indicações, possíveis vantagens e desvantagens do tratamento, diferença entre lente de contato dental e facetas de porcelana, etc. Vamos conhecer um pouco mais sobre as lentes de contato dentais?
O que é lente de contato dental?
Tecnicamente, a lente de contato dental pode ser resumida em uma fina camada de porcelana que é acomodada sobre os dentes. Nesse momento lembramos que o termo ‘lentes de contato dental’ faz alusão à lente de contato ocular, justamente por se assemelhar na espessura, ou seja, as lentes de contatos dentais são muito finas.
O tratamento é considerado extremamente conservador, tendo em vista que precisa de nenhum ou um desgaste mínimo do dente, sem dor e com resultados rápidos e prolongados. As finas lentes de contato coladas sobre os dentes são capazes de corrigir pequenas imperfeições relacionadas ao tamanho, cor ou formato. Podem ser alternativas, por exemplo, para preencher espaços pequenos entre os dentes, trazendo harmonia para o sorriso.
Além disso, as lentes de contato para os dentes são mais resistentes quando comparada as restaurações de resina e conseguem deixar os dentes com aparência mais clara. Em muitos casos, optar pelo revestimento dos dentes com lentes de contato vale a pena e pode ser a melhor alternativa para recuperar um sorriso.
Lembramos sempre que um sorriso é capaz de proporcionar qualidade de vida, auto-estima e felicidade para as pessoas, pois oferece uma série de benefícios para o corpo e a mente. E para garantir um sorriso harmônico e branco, as lentes de contato dentais podem ser a melhor saída.
Definitivamente, o principal objetivo da lente de contato no dente é remodelar os dentes reparando defeitos relacionados à:
– Coloração (uniformizar a cor dos dentes);
– Diastemas;
– Dentes amarelados ou manchados;
– Curva de sorriso invertida;
– Dentes levemente tortos, desgastados, mal posicionados ou fraturados;
– Aumento de dentes pequenos (comprimento do dente);
Além de aumentar o comprimento dos dentes, também é possível interagir com a largura ou arredondar os ângulos dos dentes. Vale lembrar que, junto com a questão estética – que é memorável – esse cenário pode contribuir para a qualidade de vida do paciente ao realizar pequenas correções das funções bucais.
Quer um exemplo? Como visto acima, a lente de contato dental consegue reparar pequenas fraturas e até mesmo corrigir determinadas posições dentárias. Isso quer dizer que, além de deixar o sorriso mais belo, a lente de contato para os dentes ainda pode melhorar a mordida do paciente, proporcionando outros benefícios para a saúde do mesmo.
Quando consideramos essa série de vantagens, constatamos que o investimento em lente de contato dental vale a pena. Entretanto, é de suma importância consultar um especialista na área para obter um parecer mais específico e esclarecedor sobre o caso, tendo em vista que existem outros tratamentos que também são altamente eficazes, como é o caso das facetas de porcelana.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Mas qual a diferença entre faceta e lente?
A faceta de porcelana x lente de contato no dente são duas técnicas bem vindas dentro da odontologia devido às suas capacidades de transformar um sorriso de maneira eficaz e duradoura. Apesar de a faceta e a lente de contato ser dois tratamentos com indicações semelhantes, possuem abordagens diferentes.
Resumidamente, a lente de contato é indicada para correções pontuais enquanto que as facetas de porcelana são alternativas para quando existe a necessidade da realização de transformações mais radicais no sorriso. Veja abaixo.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
– Principais características da lente de contato para os dentes
Como já vimos no decorrer do texto, a lente de contato para os dentes recebe esse nome por ser extremamente fina, pois sua espessura varia de 0,2 mm e 0,4 mm. A confecção é feita sob medida e o tratamento é considerado rápido, possível de finalizar, geralmente, entre 03 e 05 consultas.
Vale lembrar que esse procedimento é pouco invasivo, pois as películas laminadas (lente de contato para os dentes) são cimentadas sobre o dente após a realização de nenhum o pouco desgaste dos mesmos.
– Principais características das facetas de porcelana para os dentes
As facetas de porcelana dentais também são indicadas para harmonização das cores de dente e/ou correção de falhas – nesse caso, falhas mais radicais, como dente muito torto ou totalmente desalinhado. Para esse método são confeccionadas ‘capinhas’ para os dentes com espessura de 0,7 mm. O fato da faceta de porcelana ser levemente mais espessa que a lente de contato requer maior desgaste dos dentes, a fim de alcançar a estética desejada.
Nos dois tipos de tratamentos (lente de contato dental ou faceta) o paciente deverá adotar procedimentos básicos para a manutenção do sorriso, como realizar boa higienização bucal, visitar o dentista com frequência, evitar alimentos muito sólidos e diminuir as bebidas que podem interagir negativamente com o dente, como café.
É importante frisar que cada procedimento tem sua finalidade específica, tudo dependerá da necessidade odontológica do paciente. Existem casos, por exemplo, onde a lente de contato dental não trará o resultado esperado, mas as facetas de porcelana sim – e vice versa. O melhor tratamento será indicado observando as condições clínicas e após anamnese do cirurgião dentista.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Lente de contato dental desvantagens
As vantagens das lentes de contato dental são tantas que muitas vezes menosprezamos as possíveis desvantagens do recurso. Abaixo faremos uma lista com algumas observações sobre este fato:
– O tratamento de lente de contato dental tem restrições. Pacientes com grande perda de estrutura dental, dentes com grandes fraturas, manchas acentuadas ou que sofrem de bruxismo não são submetidos a essa técnica, mas existem alternativas.
– As lentes de contato dental não são indicadas para correção de dentes muito desalinhados ou com restaurações grandes de resina. Para esses casos o indicado são as facetas de porcelana.
– A lente de contato para os dentes não consegue mascarar grandes manchas, como as provocadas por amplo uso de antibióticos ou flúor. Isso acontece porque, dependendo da intensidade, as manchas resistem ao clareamento dental que antecede a colocação das lentes, interferindo no resultado final.
– Lentes de contato dental, por desgastar quase nada do dente do paciente, não conseguem realizar alinhamentos radicais na forma do sorriso. Para esses casos as facetas de porcelana podem ser a solução. Tudo dependerá do diagnóstico do dentista.
É importante salientar também que não existe restrição alimentar para o quadro, entretanto, é preciso evitar alguns alimentos sólidos demais a ponto de quebrar as lentes de contato dental e bebidas conhecidas por manchar os dentes.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Lente de contato dental passo a passo
O passo a passo da colocação da lente de contato no dente requer preparos minimamente invasivos, entretanto, é de extrema importância que o cirurgião dentista seja especializado na técnica e com treinamento em pontas diamantadas (bem calibradas e de qualidade comprovada). Por isso sempre procure o auxílio de um profissional reconhecido e de qualificação comprovada. Veja abaixo mais sobre a lente de contato passo a passo:
– Antes de colocar as lentes de contato dental o dentista fará um estudo detalhado da arcada dentária do paciente, observando manchas, desalinhamentos, dentes tortos, diastemas, etc. Além disso, o profissional confeccionará matrizes que ficarão responsáveis por demonstrar a quantidade de desgaste que está sendo feito nos dentes.
– É durante essa etapa também que o dentista fará exames de radiografia para verificar a saúde da gengiva e requisitar outros suportes necessários para o tratamento. A primeira consulta também serve para que o dentista identifique a melhor técnica a ser utilizada (facetas ou lente de contato dental).
– O primeiro atendimento demonstrará se o paciente possui gengiva saudável, estresse mecânico e qual a intensidade de alteração de cores e/ou formato dos dentes. Essas características são essenciais para garantir um resultado final agradável. A gengiva saudável, por exemplo, permite que o molde esteja na posição indicada, garantindo a estética da técnica.
– Após a anamnese inicial – e considerando que a saúde bucal do paciente esteja em boas condições – é realizado um clareamento dental. Vale lembrar que o clareamento dos dentes só é realizado após a eliminação dos tártaros e das manchas nos dentes.
– Depois de apresentação do plano de tratamento ao paciente e discutida as alterações relevantes, dá-se início ao preparo dos dentes, realizando pequenos desgastes – quando necessários – para a boa acomodação da lente de contato no dente. Os moldes iniciais dão dimensões precisas do resultado final.
– Com os moldes aprovados, chega o momento de confeccionar e testar as lâminas de porcelana. É nesse momento que as lentes de contato dental são cimentadas nos dentes. É importante lembrar que o tempo entre o teste dos moldes e colocação das lentes nos dentes depende da habilidade do dentista e disponibilidades laboratoriais.
– Por último, após algum tempo o dentista analisará a adaptação das lentes nos dentes, gengivas e mordida do paciente. Se tudo estiver bem, o paciente recebe alta com rotinas de cuidados e consultas.
É importante salientar que a duração média de todo o procedimento depende de uma série de fatores que engloba a habilidade do dentista, disponibilidade dos laboratórios para confecção das lentes e das condições clínicas do paciente. Se for necessário, por exemplo, a preparação gengival antes da aplicação das lentes, o tempo de tratamento ficará maior, consequentemente. De qualquer forma, não é uma abordagem demorada.
O entendimento do passo a passo da colocação da lente de contato dental é importante para que o paciente discuta com seu dentista todas as etapas do processo, ficando ciente das variações que podem interferir no tempo de tratamento.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Lente de contato dental famosos
Assim como as facetas de porcelana, as lentes de contato para os dentes também é um dos procedimentos mais requisitados pelos famosos e outras celebridades. Personalidades como Neymar Jr, Gabriela Pugliesi, Maria Casadevall, Belo, Cristiano Ronaldo, Grazi Massafera, Carlinhos Maia, Deborah Secco, Gustavo Lima, Simaria, dentre uma infinidade de outros artistas já aderiram ao procedimento. A vasta aceitação da lente de contato dental pelos famosos demonstra que o recurso é eficaz e capaz de alinhar quesitos como estética com saúde. É importante lembrar que é um procedimento pouco invasivo e possível de ser realizado com muita agilidade - geralmente. Além do mais, as lentes de contato dental são duradouras e infinitamente mais eficazes que tratamentos a base de resina. Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Lente de contato dental preço médio
O preço da lente de contato dental varia conforme região, qualificação do profissional, condição dos dentes, tamanho, dificuldade de fabricação da prótese, quantidade de dentes que receberão a lentes (tendo em vista que a aplicação não precisa feita em todos os dentes).
Além do mais, antes da aplicação das lentes nos dentes, o dentista examinará a boca em busca de dentes que exigem reparação, cáries, tártaros, necessidade de aparelhos ortodônticos para corrigir alinhamento, etc. Todas essas ações podem interferir no preço das lentes de contatos para os dentes.
Mas considerando todas as vantagens das lentes de contato dentais, o investimento neste procedimento é mais dispendioso se comparado aos métodos tradicionais. Devido à dinâmica do mercado, a melhor maneira de saber quanto custa lente de contato dental é realizar uma consulta com profissional especialista de sua confiança e que saiba como colocar lente de contato nos dentes.
Vale lembrar que existem outros tratamentos odontológicos capazes de trazer um sorriso largo de volta. Quando a técnica de lentes de contato dental ou facetas de porcelana não forem suficientes, o paciente pode considerar por outros métodos, como as próteses sobre implantes.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Próteses sobre implante – Conheça mais
As próteses sobre implante são utilizadas para tratamento de pacientes com perda dentária (edentulismo). Essa técnica está se popularizando e sendo incentivada pela odontologia, tendo em vista a oferta de qualidade de vida e perspectiva de sucesso por muitos anos. A prótese sobre implante pode ser aplicada em pacientes com perda parcial ou total dos dentes.
Vale lembrar que o tratamento de prótese sobre implante é indicado para quando o paciente não possui mais a raiz do dente. Em quadros onde a raiz do dente ainda está presa ao osso é possível optar pelas próteses sobre dente (prótese fixa). Em ambos os casos as próteses restabelecem com eficácia as funções e mastigação do paciente.
É importante compreender também qual a diferença entre implante e prótese sobre implante. O implante, propriamente dito, trata-se do pino (parafuso) que vai ser ancorado no osso da arcada dentária. Já a prótese sobre implante é o dente em si, ou coroa, que é moldada exclusivamente para cada paciente e colocada em cima do implante – daí surge o nome da técnica.
Existem diversas abordagens possíveis no tratamento de próteses sobre implante. A escolha por um tipo de implante ou outro vai depender das condições clínicas do paciente. Há cenários, por exemplo, onde é possível combinar técnicas – como implantes e próteses fixas, para casos de paciente sem condição óssea em alguma região da arcada dentária.
É importante lembrar que, ao substituir os dentes ausentes da boca, o implante dentário consegue devolver também a auto estima do paciente, pois o mesmo tem o sorriso de volta e totalmente restaurado. Mas a contribuição não é somente estética, pois o implante de dentes interage com a saúde física do paciente, que tem suas funções mastigatórias, respiratórias e fonéticas reestabelecidas com muita eficácia.
Ao restabelecer essas funções, contribuímos positivamente para a saúde do nosso organismo. Vamos pegar a mastigação como exemplo, que é essencial para o nosso corpo tendo em vista que interfere no ritmo digestivo. Essa ação fica prejudicada com a ausência de um ou mais dentes e pode trazer diversos problemas, como:
– Cáries
– Má absorção dos nutrientes dos alimentos;
– Dificuldade de digestão;
– Aumento de peso;
– Assimetria do rosto;
Em alguns casos o dente ausente pode proporcionar problemas mais sérios como os distúrbios da ATM (Articulação Temporomandibular). Essa articulação é responsável por unir o crânio ao maxilar e pode se inflamar, trazendo dores durante a mastigação, no pescoço, cabeça, ombros, etc.
Interessante, não? Por isso é muito importante evitar esses quadros mais severos; e um dos tratamentos mais funcionais e eficazes para reposição de dentes trata-se das próteses sobre implantes.
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Quais são os tipos de prótese sobre implante?
É importante frisar que os implantes de dentes, no geral, oferecem alta taxa de desempenho, de modo que mais de 97% dos pacientes ficam satisfeitos com o resultado final.
Além disso, trata-se de uma prótese dentária com tratamento indolor e de rápida recuperação, o que amplifica os benefícios do implante dentário. Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de próteses sobre implantes mais comuns?
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
– Prótese de um dente só
Esse tipo de prótese sobre implante é indicada para os pacientes com perda de dentes não sequenciais. A prótese de um dente é uma das mais procuradas pelos pacientes e pode restabelecer funcionalidades primordiais para a manutenção da nossa saúde e da estética.
Apenas para entendimento, cada um dos dentes presentes da nossa boca possui uma função exclusiva durante a mastigação. Esse cenário faz com que a ausência de um dente traga prejuízos para a saúde, já que como vimos no decorrer do texto, isso afeta a mastigação correta – essencial para o nosso corpo. Por isso é importante que os dentes não visíveis tenham a mesma atenção e carinho que os dentes visíveis.
Além disso, a prótese de um dente evita outros agravos ao quadro que poderiam resultar em estragos ainda maiores. A mastigação unilateral, por exemplo, um dos cenários decorrentes da falta de dentes, força as articulações orofaciais, podendo provocar dores e outros comprometimentos que tornam o tratamento mais longo e caro.
A prótese sobre implante de coroa unitária acontece a partir da colocação de um pino no osso da arcada dentária para sustentar a coroa do dente (e a pressão da mastigação). A coroa do implante é confeccionada sob medida para cada paciente e pode ser de resina ou de porcelana, cimentada ou parafusada (como veremos mais abaixo).
– Prótese sobre implante parcial fixa
Essa prótese sobre implante é indicada especialmente para pacientes com necessidade de reposição de mais de um dente, entretanto, que possui a densidade óssea da arcada dentária reduzida na região do implante. Na prótese parcial fixa as coroas dos dentes são unidas (se apoiam) para que nem todas as coroas precisem de um parafuso no osso.
É importante lembrar que o fato de não possuir um implante para cada coroa não diminui a eficiência dessa prótese dentária. As coroas ficam totalmente fixas – inclusive a que não está sobre o implante – pois estarão unidas às coroas que serão fixadas nos implantes. Resumidamente, não há movimentação do dente, nem mesmo destaque visual.
– Prótese Overdenture
As próteses overdenture, ou sobredentadura, são similares às dentaduras, entretanto, conseguem proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes. É uma das alternativas para reposição total dos dentes dos maxilares superior e/ou inferior. Seu aspecto natural reforça a similaridade com os dentes naturais, tornando praticamente impossível distinguir um do outro.
Essa prótese dentária é indicada para os pacientes com reabsorção óssea. Apesar de se assemelhar a uma dentadura, o encaixe da prótese sobre implante é mais eficiente ao método de encaixe. A ligação da prótese sobredentadura ao implante acontece através de dois métodos:
– O’ring: Nesse modelo a prótese é equipada com um anel de teflon metálico que se encaixará em um componente adaptado nos implantes.
– Barra-clip: O dentista adapta uma barra sobre os implantes, que ficará responsável por manter fixa a prótese sobredentadura.
Esse método permite que a prótese overdenture seja retirada pelo paciente no momento da higienização bucal, além de utilizar menos suportes (implantes), o que costuma baratear muito a prótese dentária. Também vale lembrar que esse modelo de prótese sobre implante garante estabilidade para mastigar qualquer tipo de alimento.
– Prótese protocolo
Esse tipo de prótese sobre implantes também se assemelha a uma dentadura e é indicada para reposição total dos dentes superiores ou inferiores. É reconhecida por proporcionar segurança e afastar as preocupações derivadas do uso das dentaduras tradicionais.
A diferença entre prótese protocolo e overdenture está no método de fixação. Enquanto que a prótese overdenture pode ser retirada pelo paciente, a prótese protocolo só pode ser retirada pelo dentista, com equipamentos específicos, pois a mesma é parafusada ou cimentada sobre os implantes.
Os dois modelos são capazes de trazer qualidade de vida, restaurar o sorriso e as funções mastigatórias dos pacientes, principalmente se comparados com a dentadura convencional; a escolha por um tipo ou outro dependerá das condições clínicas do paciente.
Em todos esses casos acima citados as próteses podem ser fixadas aos implantes a partir de dois sistemas: Parafuso (Prótese sobre implante parafusada) ou cola (Prótese sobre implante cimentada). Vamos conhecer um pouco mais sobre cada técnica?
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Prótese sobre implante parafusada
Nas próteses sobre implantes parafusadas a coroa do dente será unida ao implante através de um parafuso, como o próprio nome indica. O implante possui uma abertura para receber um parafuso, que será apertado através de um pequeno furo na parte superior da cora – fechado na sequência.
As vantagens da prótese sobre implante parafusada são inúmeras, a começar pelo fato de que ela oferece o menor espaço possível entre o implante e coroa (prótese), dificultando o acúmulo de sujeira, placas bactérias, auxiliando no comportamento dos tecidos moles próximos ao implante.
Além disso, são necessárias poucas radiografias (geralmente só uma) para constatar a precisão do encaixe dos dentes, evita excesso de materiais e, nos raros casos de afrouxamento do parafuso, a prótese não cairá repentinamente, oferecendo tempo para a manutenção do implante.
Uma desvantagem da prótese parafusada está na limitação na reposição dos dentes visíveis, como os dentes da frente, que podem ter a estética afetada pelo uso do parafuso. Entretanto, essa situação pode ser contornada com a prótese sobre implante cimentada. Veja abaixo:
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante
Prótese sobre implante cimentada
No tratamento de próteses sobre implante cimentadas a prótese (coroa) é unida ao implante através de uma cola especial. A fabricação das próteses cimentadas é mais fácil quando comparada às próteses dentárias parafusadas, além de os componentes para sua confecção costumar serem mais baratos.
A prótese sobre implante cimentada é muito requisitada para a reposição de dentes visíveis devido a estética que a prótese colada pode proporcionar – eliminando o uso de parafusos.
Entretanto, apesar de não ser uma regra, tudo que é colado pode se descolar. No caso das próteses cimentadas, se isso ocorrer o dente cai, exigindo uma visita urgente ao dentista. Por isso é importante procurar profissionais responsáveis, pois a eficiência dessa técnica depende do tipo de cola utilizada e da qualidade no preparo.
Pra finalizar, lembramos que o sucesso de qualquer um dos procedimentos, seja de prótese sobre implantes ou lentes de contato dentais, dependerá também da entrega do paciente ao tratamento indicado.
Além disso, nunca se esqueça que a técnica mais indicada vai depender da análise clínica e das condições dos dentes do paciente, porque em casos de perdas parciais – onde ainda existe dente remanescente – é possível utilizar outras técnicas, como próteses fixas sobre implantes (unitárias ou parciais).
Tratamento Lentes de Contato Dental Facetas e Laminados e Próteses Sobre Implante